Apresentar as discussões atuais a respeito da inclusão e os aspectos da orientação sexual como tema transversal na escola, a partir das análises dos estudos de gênero, visando oferecer aos educadores e demais profissionais interessados um suporte para intervenções promotoras da eqüidade de gênero e estratégias de intervenção preventiva de doenças infecto-contagiosas através de uma educação plural.
Estudantes de graduação de pedagogia, de psicologia e de cursos de licenciatura e da área de saúde a partir do 5º. Semestre de curso; profissionais da área de saúde, de psicologia, de pedagogia e educadores.estudantes do 5º. Semestre de cursos de graduação de pedagogia licenciatura e psicologia e a educadores e profissionais interessados no tema.
UNIDADE 1- Gênero e sexualidade
1 – Gênero como categoria de análise. A emergência do gênero: gênero, sexo e sexualidade. Gênero, sexualidade e poder (15 horas);
3 – O gênero da docência. Educar meninas e educar meninos, a construção da desigualdade de gênero no cotidiano da escola (40 horas);
5 – Orientação sexual na escola como tema transversal (40 horas).
6 – A sexualidade para a psicanálise freudiana: inovações trazidas e preconceitos explicitados nesta concepção de sexualidade (40 horas);
7 – Escola e prevenção de DSTs: educação sexual e promoção de uma atitude consciente para crianças e adolescentes (5 horas).
Estudos dirigidos, material teórico e atividade de avaliação formativa, disponibilizado no portal do acadêmico, aulas interativas.
Carga horária total: 140 HORAS