Oferecer um panorama das teorias sobre a afetividade e sua relação com as práticas institucionais no interior da escola e em outras instituições. Ressaltar a importância de pensarmos como são construídas as relações entre os diversos atores sociais nas instituições e os afectos produzidos nestes encontros. Que efeitos produzem nos corpos que transitam pelas instituições estes encontros? Que sentimentos? Que angústias? Que alegrias ou tristezas? Há preconceitos, estereótipos e processos de discriminação intermediando estes encontros? Há potencialização da vida ou produção de morte subjetiva?
Estudantes de graduação de pedagogia, de psicologia e de cursos de licenciatura e da área de saúde a partir do 5º. Semestre de curso; profissionais da área de saúde, de psicologia, da área social, educadores, psicopedagogos e outros interessados.
1 Psicanálise, família e sociedade na atualidade
2 Diferença entre violência e conflitualidade segundo a sociologia
3 Síndrome de Burnout: agressividade x ofensividade
4 A construção da subjetividade – indivíduo x sujeito
5 Resiliência e Afetividade no contexto educacional.
Estudos dirigidos, material teórico e atividade de avaliação formativa, disponibilizado no portal do acadêmico, aulas interativas.
Carga horária: 180 horas