Ampliar a visão de todos os interessados na temática a respeito da importância desta ferramenta na educação. Sendo que, é um instrumento rico em possibilidades de intervenção, podendo ser utilizado por diversos especialistas como estratégia de promoção dos processos de ensino-aprendizagem.
Estudantes de graduação de pedagogia, de psicologia e de cursos de licenciatura e da área de saúde a partir do 5º. Semestre de curso; profissionais da área de saúde, de psicologia, da área social, educadores, psicopedagogos e outros interessados.
1 – Aspectos sócio-históricos da infância (25 horas);
2 – História do brincar, dos jogos e do brinquedo (15 horas);
3 – Froebel e a concepção de jogo infantil. Dewey: jogo e filosofia da experiência democrática. (15 horas);
5 – O brincar para os teóricos construtivistas (15 horas)
6 – O brincar e a psicanálise: Freud, Anna Freud, Melanie Klein e Winnicott (10 horas)
7 – O lúdico como instrumento pedagógico nos diferentes níveis de ensino (15 horas);
8 – O brincar como instrumento de avaliação e intervenção psicopedagógica (15 horas).
Estudos dirigidos, material teórico e atividade de avaliação formativa, disponibilizado no portal do acadêmico, aulas interativas.
Carga horária: 110 horas