Centro de Formação Premium

CURSO DE CAPACITAÇÃO SABER ON LINE
PSICOLOGIAS DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

1. OBJETIVOS:

Oferecer um panorama das principais teorias do desenvolvimento psicológico da criança e do adolescente aos estudantes e profissionais que pretendem trabalhar ou já trabalham com esta clientela, visando capacitá-los a uma ação dirigida aos aspectos específicos do desenvolvimento da mesma para que estimulem este desenvolvimento estando atentos às especificidades de cada momento da vida humana e estejam conscientes de seus papéis enquanto promotores deste desenvolvimento, lançando mão de práticas concretas que potencializem os processos de desenvolvimento, sem estigmatizar corpos com rótulos e categorias fechadas.

2. PÚBLICO-ALVO

Estudantes de graduação de pedagogia, de psicologia e de cursos de licenciatura e da área de saúde a partir do 5º. Semestre de curso; profissionais da área de saúde, de psicologia, de pedagogia e educadores.

3. GRADE CURRICULAR

UNIDADE 1- Noções básicas de desenvolvimento (40 horas):

  1. Objetivo do estudo de Psicologia do Desenvolvimento;
  2. Conceito de desenvolvimento,
  3. Caráter processual do desenvolvimento,
  4. Fatores que influenciam o processo de desenvolvimento;
  5. Interação entre genes, meios, hereditariedade, maturação, experiência e aprendizagem.

UNIDADE 2 – A psicanálise e o Desenvolvimento (40 horas):

  1. Freud; Klein; Mannoni e Winnicott (análise introdutória e quadro comparativo entre as quatro teorias do desenvolvimento emocional da criança e do adolescente);
  2. A psicanálise e o adolescente.

UNIDADE 3 – Desenvolvimento na infância para Piaget (20 horas):

  1. Conceito de infância;
  2. O desenvolvimento cognitivo para Piaget;
  3. As estruturas da inteligência para Piaget;
  4. Os processos de equilibração majorante;
  5. Desenvolvimento do Juízo Moral: Piaget;
  6. Desenvolvimento da Linguagem: Fundamentos da Teoria Piagetiana;
  7. Processos de Socialização;
  8. Uma visão construtivista do erro para Piaget;
  9. A imitação e o jogo.

UNIDADE 4 – Desenvolvimento para Vygotsky (20 horas):

  1. Desenvolvimento e aprendizado
  2. Pensamento e linguagem
  3. A mediação simbólica
  4. O brincar e o desenvolvimento para Vygotsky.

UNIDADE 5 – Desenvolvimento para Wallon (20 horas):

  1. Uma psicogênese da pessoa completa;
  2. A complexa dinâmica do desenvolvimento infantil;
  3. Conflitos eu-outro e a construção da pessoa;
  4. As emoções: entre o orgânico e o psíquico;
  5. Dimensões do movimento.

4. INFORMAÇÕES GERAIS

Documentação para Matrícula: 
ü Ficha de Inscrição, 
ü Cópia autenticada do Diploma da Graduação, 
ü Cópia do Histórico da Graduação, 
ü Cópia do RG (Não aceitar CNH), 
ü Cópia do CPF, 
ü 1 FOTO 3X4, 
ü Cópia do Comprovante de Residência, 
ü Cópia do Título Eleitoral. 

INSCREVA-SE

Instagram
Facebook