Centro de Formação Premium

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

APRESENTAÇÃO

Este curso de pós-graduação oferece uma abordagem avançada na Educação Especial e Inclusiva sob a ótica da perspectiva histórico-cultural, fundamentada nos princípios teóricos de Vygotsky. O programa destaca-se por capacitar profissionais para promover uma educação inclusiva que valoriza a diversidade e o desenvolvimento pleno dos indivíduos com necessidades especiais.

Por que escolher nosso curso?

Corpo Docente Qualificado: Conte com o suporte de professores experientes e atuantes na área, que acompanharão sua evolução acadêmica e profissional.

Compromisso com a Inclusão e Diversidade: Nosso curso está alinhado com os princípios de inclusão e diversidade, preparando os profissionais para enfrentar os desafios contemporâneos da educação especial.

Flexibilidade e Qualidade: Nosso curso foi estruturado para profissionais que buscam excelência educacional sem abrir mão da flexibilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Analisar excertos da obra vigotskiana em que a deficiência é tematizada;
  • Construir uma práxis educacional e clínica inclusiva a partir dos pressupostos da Perspectiva Histórico-Cultural;
  • Refletir sobre as práticas diagnósticas, medicalizadoras e segregadoras no contexto da educação básica e da clínica;
  • Analisar a surdez, a deficiência intelectual, o autismo, a cegueira e o atendimento domiciliar a partir das contribuições da Perspectiva Histórico-Cultural.

PÚBLICO-ALVO

Professores da Educação Básica, pedagogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e demais interessados.
 

GRADE CURRICULAR

1. Fundamentos do desenvolvimento e da aprendizagem na Perspectiva HistóricoCultural.
2. Organização do trabalho pedagógico na escola inclusiva.
3. Atendimento educacional especializado para bebês e crianças bem pequenas.
4. Educação de alunos com altas habilidades/superdotação.
5. Educação de surdos.
6. Educação de alunos com deficiência intelectual.
7. Educação de alunos cegos e com baixa visão.
8. Dificuldades de aprendizagens e transtornos funcionais.
9. Transtorno do Espectro Autista: intervenções educacionais e clínicas.
10. O jogo e o corpo no contexto da inclusão
11. Psicodiagnóstico e intervenção neuro psicopedagógica na Perspectiva HistóricoCultural
12. Construção do conhecimento em Inclusão e Perspectiva Histórico-Cultural.
13. Projeto aplicado- Construção do conhecimento na Teoria Histórico-Cultural.

CARGA HORÁRIA

420 horas com duração de 12 meses.

 

COORDENAÇÃO

Professor Fabrício de Abreu.

 
 

INFORMAÇÕES GERAIS

O curso é reconhecido pelo MEC e com certificação. A modalidade do curso é 100%
EAD com aulas síncronas uma vez ao mês.

 
 

DOCUMENTOS

– Formulário para Inscrição (disponível na secretaria da Pós-Graduação, Pesquisa e
Extensão);
– Histórico Escolar do Curso de Graduação;
– Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação;
– Carteira de Identidade e CPF;
– Comprovante de pagamento da taxa de inscrição;

INSCREVA-SE

Instagram
Facebook