Professores, pedagogos, psicopedagogos e licenciados em áreas afins. Psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e demais interessados no campo dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Especialistas Paula Fernanda de Souza Pontes e Fabiana Pereira do Amaral
EAD, aulas online via Zoom
Carga Horária: 420h
Periodicidade: Encontros mensais durante 12 meses
Disciplinas:
Disciplina I: Critérios diagnósticos vigentes como o DSM-5-TR e o CID-11. Diagnóstico: transtorno de aprendizagem, TDAH, deficiência intelectual, síndromes, TEA, lesões cerebrais.
Disciplina II: Ferramentas e instrumentos de avaliações e rastreio para a elaboração de relatório.
Disciplina III: Neurociência e educação (teorias da aprendizagem, plasticidade cerebral) e os fundamentos da neuropsicopedagogia.
Disciplina IV: Classificação e aspectos legais dos transtornos do neurodesenvolvimento.
Disciplina V: Bases neurobiológicas da aprendizagem (desenvolvimento típico e atípico – marcos do desenvolvimento da criança e adolescente).
Disciplina VI: Ensino estruturado e adaptação curricular.
Disciplina VII: Desenvolvimento da criança e do adolescente.
Disciplina VIII: Princípios teóricos e científicos da Neuropsicopedagogia-Psicopedagógica (fundamentos da atuação Neuropsicopedagogia-Psicopedagógica e instrumentalização para atuação).
Disciplina IX: Psicologia da educação.
Disciplina X: Agentes de inclusão: panorama e detalhes do serviço à inclusão de alunos com deficiência e transtornos.
Disciplina XI: Deficiências e transtornos: definições, conhecendo os casos e intervenções (desenvolvimento – síndromes e transtornos neurológicos, tipos de transtornos do neurodesenvolvimento motores).
Disciplina XII: Papel do psicólogo na inserção de alunos com TEA na escola regular.
Disciplina XIII: O papel do psicólogo junto ao transtorno do espectro autista.
Disciplina XIV: Capacitação em ABA.
Disciplina XV: Metodologia da pesquisa científica.
Disciplina XVI: Elaboração de relatórios.
O processo de seleção será realizado pela coordenação acadêmica e pelos professores do curso da instituição de ensino, através de análise da titulação e do currículo dos candidatos. O principal critério é que o aluno seja portador de diploma de curso superior, devidamente chancelado pelos órgãos competentes.