Centro de Formação Premium

TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: DA AVALIAÇÃO À INTERVENÇÃO

OBJETIVOS

  • Contribuir para a formação profissional e o desenvolvimento de protocolos de intervenção eficazes e baseados em experimentação científica.
  • Entender o desenvolvimento infantil nas áreas motora, sensorial, de linguagem, cognitiva, neural e comportamental.
  • Contribuir para a formação, qualificação e intervenção de profissionais que atuem em diferentes áreas de formação.
  • Estudar as estratégias de avaliação e intervenção para os principais transtornos, síndromes e alterações no neurodesenvolvimento, comportamento e na aprendizagem.
  • Capacitar professores para agir na sala de aula em relação à inclusão.
  • Promover a formação continuada de professores, gestores e demais interessados no processo de atenção e atendimento ao estudante com Transtorno do Neurodesenvolvimento, em contexto educacional, com especial atenção na identificação, avaliação e intervenção precoce.

PÚBLICO-ALVO

 

Professores, pedagogos, psicopedagogos e licenciados em áreas afins. Psicólogos, terapeutas ocupacionais, psicomotricistas e demais interessados no campo dos transtornos do neurodesenvolvimento.

COORDENAÇÃO

Especialistas Paula Fernanda de Souza Pontes e Fabiana Pereira do Amaral

MODALIDADE

EAD, aulas online via Zoom
Carga Horária: 420h
Periodicidade: Encontros mensais durante 12 meses

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Disciplinas:

Disciplina I: Critérios diagnósticos vigentes como o DSM-5-TR e o CID-11. Diagnóstico: transtorno de aprendizagem, TDAH, deficiência intelectual, síndromes, TEA, lesões cerebrais.

Disciplina II: Ferramentas e instrumentos de avaliações e rastreio para a elaboração de relatório.

Disciplina III: Neurociência e educação (teorias da aprendizagem, plasticidade cerebral) e os fundamentos da neuropsicopedagogia.

Disciplina IV: Classificação e aspectos legais dos transtornos do neurodesenvolvimento.

Disciplina V: Bases neurobiológicas da aprendizagem (desenvolvimento típico e atípico – marcos do desenvolvimento da criança e adolescente).

Disciplina VI: Ensino estruturado e adaptação curricular.

Disciplina VII: Desenvolvimento da criança e do adolescente.

Disciplina VIII: Princípios teóricos e científicos da Neuropsicopedagogia-Psicopedagógica (fundamentos da atuação Neuropsicopedagogia-Psicopedagógica e instrumentalização para atuação).

Disciplina IX: Psicologia da educação.

Disciplina X: Agentes de inclusão: panorama e detalhes do serviço à inclusão de alunos com deficiência e transtornos.

Disciplina XI: Deficiências e transtornos: definições, conhecendo os casos e intervenções (desenvolvimento – síndromes e transtornos neurológicos, tipos de transtornos do neurodesenvolvimento motores).

Disciplina XII: Papel do psicólogo na inserção de alunos com TEA na escola regular.

Disciplina XIII: O papel do psicólogo junto ao transtorno do espectro autista.

Disciplina XIV: Capacitação em ABA.

Disciplina XV: Metodologia da pesquisa científica.

Disciplina XVI: Elaboração de relatórios.

CRITÉRIO DE SELEÇÃO

 

O processo de seleção será realizado pela coordenação acadêmica e pelos professores do curso da instituição de ensino, através de análise da titulação e do currículo dos candidatos. O principal critério é que o aluno seja portador de diploma de curso superior, devidamente chancelado pelos órgãos competentes.

DOCUMENTOS

  • Formulário para Inscrição (disponível na secretaria da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão).
  • Histórico Escolar do Curso de Graduação.
  • Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso de Graduação.
  • Carteira de Identidade e CPF.
  • Comprovante de residência.
  • Título de eleitor (opcional).
  • Foto 3 x 4 (opcional).
  • Comprovante de pagamento da taxa de inscrição.

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